No ano de 2013 o calendário brasileiro vai sofrer varias alterações, uma delas é que a Copa do Brasil vai durar mais tempo, agora com o inicio no mês de março e termino no mês de novembro.
Com isso os clubes vão ter mais dificuldade para disputar varias competições de uma vez só,
já que os times que disputarem a Copa Libertadores também participarão da Copa do Brasil.
A decisão tomada, visa valorizar ainda mais a Copa do Brasil, que atualmente conta com times de praticamente todos os estados brasileiros, mas que era enfraquecida pela não presença dos times que disputavam a Copa Libertadores da América. É importante lembrar que segundo a CBF não haverá acumulo de datas, como acontecia anteriormente (com times jogando terças, quintas e domingos), porque no novo cenário, a Copa do Brasil será estendida. Uma outra mudança que também deve ocorrer é a mudança nos critérios para a classificação para a Copa Sul-americana, atualmente os clubes classificados entre 5° ao 12° possuem o direito de disputar o torneio.
A Conmebol aprovou a alteração para que não haja mais a fase brasileira, conhecida pelo 'mata-mata'. Com isso, fica a cargo da CBF indicar quatro equipes que forem eliminadas da Copa do Brasil e que tiveram as melhores colocações no Brasileiro da Série A do ano anterior.
Por exemplo: o time A cai nas oitavas de final da Copa do Brasil e foi o quinto do Brasileiro, enquanto a equipe B eliminada acabou em 14°. A CBF indicará o time A.
As mudanças no calendário só valem a partir de 2013 porque a CBF só pode mudar as regrar dois anos antes de uma competição de acordo com o Estatuto do Torcedor.
O que me deixa curioso é porque será que a CBF só deixou pra fazer essa mudança logo após a Globo perder a transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 há 2015 para a Rede Tv, sendo que eles tem direitos totais para transmitir a Copa do Brasil. É fica ai um ponto de interrogação.
Mas o que quero mesmo saber é se vai dar certo esse calendário aqui no Brasil, será que os clubes não vão acabar priorizando o Campeonato Brasileiro e deixando a Copa do Brasil de lado, ou será que eles vão fazer igual aos clubes Europeus e disputar todas as competições levando a sério e não deixando nenhuma de lado.
O que vocês acham ? Gostaram desse novo calendário ?
Cometem e Deixem suas opiniões aqui!!
Abraços e que esse novo Calendário realmente dê certo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário